reaberto

VÍDEO: Planetário da UFSM retoma as sessões presenciais depois de dois anos

18.457

Depois de dois anos de atividades online, o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) voltou a receber o público nesta quarta-feira. A ideia é que as sessões semanais gratuitas, que ocorriam antes da pandemia do coronavírus, retornem para o público em geral às quintas-feiras, às 15h. Nesta semana, haverá mais duas sessões: no sábado à tarde, às 15h e às 16h30min, e serão voltadas para o público infantil com o filme "O Mundo virtual de Arthur", com duração de 29 minutos.


Estava em exibição na manhã desta quarta o "Maravilhas do Universo", que apresenta uma observação do espaço com imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble. O primeiro visitante a chegar para a sessão foi o pequeno João Francisco Crossetti, de 6 anos. Interessado por tudo que aborda a exploração espacial, ele veio acompanhado da mãe Schaiane Crossetti, 40, para a primeira sessão depois da reabertura do Planetário. 

- Um dos nossos programas favoritos era vir ao Planetário, mas logo em seguida veio a pandemia, e agora a gente está retomando - relata a Schaiane.

Santa Maria registra novo aumento nos casos de dengue e fiscalização é intensificada

Apesar do grande interesse e curiosidade, João assume que não seria um astronauta, pois tem medo de se perder no espaço e não conseguir retornar para casa.

- Eu acho lindo, é tudo muito grande e colorido - conta ele, deslumbrado. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">O pequeno João Francisco Crossetti, se divertindo no hall do Planetário

Quem também aproveitou para visitar o local foram as calouras do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSM, Caroline Abatti e Manuela Furlani, ambas de 18 anos. As colegas vieram dos Estados de Santa Catarina e São Paulo, respectivamente, e aproveitaram o turno sem aulas para conhecer o Planetário e aprofundar os conhecimentos na área.

- Nós tínhamos vindo aqui em outro dia, mas não estava aberto. Ontem, a Carol me avisou que teria sessão, e como não tínhamos aula, decidimos vir - conta Manuela, natural de São José do Rio Preto (SP).

data-filename="retriever" style="width: 100%;">As colegas Manuela e Caroline, ocupando os lugares para a sessão na cúpula

O RETORNO

Até esta semana, o Planetário da UFSM exibia as sessões de forma virtual. O projeto foi considerado um sucesso, e atingiu mais de 14 Estados brasileiros. Os monitores e bolsistas auxiliavam desde o funcionamento até nas dúvidas do público. Agora, eles retornam a cúpula para receber as pessoas em uma dinâmica totalmente diferente.

Daniel Taschetto, 23 anos, é monitor do Planetário e acadêmico do curso de Engenharia Aeroespacial, e ainda não tinha recebido o público de forma presencial. Ele conta que todos estão animados para voltar à normalidade:

- A gente atendia as pessoas interessadas, mas que de alguma forma não tinham como vir para cá. Então voltar agora para a cúpula e trabalhar com sessões presenciais sempre dá um friozinho na barriga, porque nós não estávamos acostumados. Mas estamos preparados e queremos receber muito bem o público.

Veja o que abre e fecha durante o feriado de Tiradentes em Santa Maria

PÚBLICO EXTERNO E ESCOLAS

Segundo o diretor do Planetário, Régis Diniz, uma plataforma de agendamento integrado está sendo trabalhada para criação de uma "Rota Cultural" da Universidade, integrando museus e atividades de extensão da instituição para ampliar a visitação do público em geral. Grupos maiores de pessoas ou escolas, posteriormente, poderão realizar o agendamento, em qualquer dia da semana, mediante pagamento e taxa de R$ 2 para estudante e R$ 4 para não estudantes. 

Para consultar datas e filmes a serem exibidos, basta acessar a página do Planetário no site da UFSM, ou o perfil no Instagram @planetariousfm.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feriado de Tiradentes contará com operações especiais nas rodovias

Santa Maria registra novo aumento nos casos de dengue e fiscalização é intensificada Próximo

Santa Maria registra novo aumento nos casos de dengue e fiscalização é intensificada

Geral